01) Obehpe: Estudos sobre os Currículos do Ensino de História em Pernambuco Coordenadores: Ricardo de Aguiar Pacheco |
O debate teórico acerca do currículo aponta para a o deslocamento da centralidade dos saberes disciplinares para o processo de formação do sujeito (Silva, 1999). Nas políticas públicas para educação o currículo deixa de ser uma lista de conhecimentos a serem memorizados e passa a se estruturar por um conjunto de competências e habilidades (Brasil, 1998). Deixa de ser uma receita de uniformização social e se torna uma questão identitária reconhecendo que a escola é formadora do sujeito. As avaliações nacionais em educação têm materializado essa política pública estruturante do currículo da educação no país (Sousa, 2003). De um lado elas indicam qualitativamente quais aprendizagens são desejadas; de outro oferecem dados quantitativos sobre o nível de atendimento destas expectativas.
No cenário escolar atual é de se esperar que tanto os currículos das escolas de ensino médio como os currículos dos cursos de formação de professores de história façam um esforço de adequação curricular que potencialize a manipulação de informações históricas em lugar de sua memorização (Pacheco, 2010). Esta movimentação do sistema de ensino tem alterado a forma de organização do trabalho docente e desafiado os professores, tanto do ensino médio como os formadores, a mobilizar os saberes docentes (Tardif, 2005) para responder aos desafios postos de promover um ensino diferenciado do que vivenciaram quando alunos.
Neste Simpósio Temático nos interessa reunir pesquisas que abordem um dos seguintes eixos de forma isolado ou articulada:
a) Observações dos dados do INEP (como resultados do IDEB, ENEM, ENADE e Senso Escolar) como instrumento de diagnóstico e avaliação do Ensino de História em Pernambuco ou seus municípios.
b) Análise dos documentos escolares (como as Orientações Curriculares e os Diários de Classe) como registro do currículo oficial que orienta o Ensino de História operado no contexto escolar de Pernambuco ou seus municípios.
c) Análise dos currículos dos cursos de formação de professores de história existentes em Pernambuco.